designed by Freepik
Projeto de Iniciação à Docência.
Metodologias ativas de aprendizagem em Fisiologia Humana
Professor orientador responsável: Prof.ª Dr.ª Lucila Ludmila Paula Gutierrez
Professor orientador: Marilene Porawski Garrido e Gisele Orlandi Introíni
O processo de ensino-aprendizagem contempla um imenso universo no qual alunos e professores precisam estabelecer diálogo efetivo e relação de troca de saberes e experiências a fim de auxiliar o aluno a construir seu conhecimento. As metodologias ativas são importantes para contemplar o aprendizado do aluno em todas as faixas etárias, sendo fundamental serem introduzidas na educação, pois através de jogos e outras formas de diversão desenvolvem-se habilidades facilitadoras para trabalhar simultaneamente o processo ensino-aprendizagem, além de possibilitar condições de construção do conhecimento, introduzindo o prazer, a motivação, a capacidade de iniciação e ação ativa. Assim, o objetivo deste projeto é o desenvolvimento de modelagem e impressão 3D de jogos como ferramentas metodológicas de aprendizado, que serão disponibilizados para as disciplinas de Fisiologia dos cursos de Farmácia, Física Médica, Química Medicinal e Toxicologia Analítica da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), por meio de parceria formada com o Laboratório de Inovação, Prototipagem, Educação Criativa e Inclusiva (LIPECIN) da UFCSPA. Para tal, serão construídos jogos que serão apresentados, jogados e discutidos em aula. Espera-se, com isto, qualificar ainda mais o ensino na Fisiologia.
Alunos do curso de Toxicologia Analítica interagindo com o bingo sobre o sistema endócrino, 2019.
Jogo colaborativo do sistema renal com os alunos da Tóxicologia Analítica, 2019.
GUT Game, desenvolvido para trabalhar o conteúdo do sistema digestório e utilizado nas aulas do curso de Toxicologia Analítica, 2018.
Os orgulhos da profe também ganham prêmio! Toxicologia, 2018.
Jogos colaborativos com as alunos dos cursos de Física Médica e Química Medicinal, 2019.
Monitores de Fisiologia interagindo com os alunos da Fármacia, 2019 durante o Jogo sobre o SNA.
Jogo de perguntas e respostas para fixar o conteúdo do sistema nervoso utilizado com os alunos do curso da Farmácia.
Modelagem em 3D de peças do jogo sobre o sistema renal para utlização em sala de aula.
Percepção discente no desenvolvimento de suas competências e habilidades e em seu aprendizado pela utilização de ferramentas lúdicas nas disciplinas de fisiologia: contribuição de métodos ativos de ensino-aprendizagem em cursos da saúde.
Professor orientador responsável: Prof.ª Dr.ª Lucila Ludmila Paula Gutierrez
Professor orientador: Marilene Porawski Garrido
O processo de ensino-aprendizagem contempla um imenso universo no qual alunos e professores precisam estabelecer diálogo efetivo e relação de troca de saberes e experiências a fim de auxiliar o aluno a construir seu conhecimento, buscando-se tornar o aluno o ator de seu aprendizado. Além disto, o lúdico é um instrumento importante para esse desenvolvimento, proporcionando desafios e estímulos para alcançarem-se conquistas mais avançadas na área do ensino. Desta maneira, este projeto tem por objetivo avaliar a percepção discente no desenvolvimento de suas competências e habilidades e em seu aprendizado pela utilização de ferramentas lúdicas nas disciplinas de Fisiologia I e II e Fisiologia do ano de 2018 a 2021 dos cursos de Farmácia, Física Médica, Toxicologia Analítica e Química Medicinal da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Para tal, será dada uma aula sobre competências e habilidades, o que são práticas lúdicas e a importância de apropriar-se do seu próprio processo de ensino-aprendizagem por atividade quebra-gelo. Após, ao longo do semestre, os alunos viverão três momentos dentro das disciplinas: serão espectadores de praticas lúdicas prontas desenvolvidas pelas professoras (música, teatro, história ou caso clínico), irão interagir com uma prática lúdica (jogo) e construirão uma prática lúdica em grupo. As produções lúdicas apresentadas pelos alunos poderão ser colocadas no blog da disciplina. Ao final de cada semestre letivo, os alunos serão convidados a responder dois questionários semi-estruturados contendo questões abertas e fechadas, aplicado em sala de aula, mediante a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido, que versam sobre a percepção do aluno quanto ao desenvolvimento de suas competências e habilidades e aprendizado utilizando-se de práticas lúdicas. A partir dos resultados, espera-se qualificar ainda mais as disciplinas de Fisiologia, construindo-se o conhecimento por meio de utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem.
Experiências em sala de aula
Música sobre pequena circulação.
Lei de Poiseuille, Toxicologia Analítica, 2018.
Música sobre osmose, Toxicologia analítica 2018.